Monthly Archives agosto 2022

Nesta sexta-feira, 19/08/22, no Projeto “Academia no Largo”, realizado em parceria com a Banca do Largo, foram lançadas as obras dos acadêmicos Max Carphentier e Marcus Barros.

Os livros Nossa Senhora de Manaus: orações e salmos, de autoria do Acadêmico Max Carphentier e Por Onde Andei: meus caminhos institucionais, de autoria do Acadêmico Marcus Barros foram recebidos com grande festa pelo público.

Os livros lançados no Projeto Academia no Largo são oriundos de emendas parlamentares, de propositura do Deputado Serafim Corrêa, e termos de fomento assinados com o Poder Público Estadual, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, durante a gestão do Acadêmico Robério Braga (2018-2021).

Todas as atividades da Academia Amazonense de Letras são apoiadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult. Para saber mais sobre as atividades do Silogeu, acompanhe as redes sociais e o site da Academia Amazonense de Letras

Read More

A Academia Amazonense de Letras, conhecida como Casa de Adriano Jorge, assistiu a realização da Semana de Arte Moderna em 1922 e um século depois seus membros discutem sua relevância.

Em comemoração à Semana de Arte Moderna de 1922, completando seus 100 anos em 2022, a Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), realizou nesta terça-feira, 9 de agosto, um ciclo de palestras e debates, em parceira com o Poder Público Estadual.

Da esquerda para a direita: Aldisio Filgueiras, Moacyr Massulo, Sônia Alves, Aristóteles Alencar, Marcos Frederico Krüger, Zemaria Pinto e Carlos Guedelha.

Membros da Academia Amazonense de Letras estiveram atuando diretamente nas discussões e também prestigiando o evento, realizado no Palácio Rio Negro, localizado na avenida 7 de Setembro, no Centro, zona Sul da cidade.

Comandando a abertura oficial do evento, o Acadêmico e Presidente do Concultura, Tenório Telles, deu as boas-vindas aos palestrantes e convidados, destacando a importância da participação de Manaus nas celebrações do centenário da Semana de Arte Moderna e sua representação para o Brasil.

“O Amazonas deu ao Brasil autores identificados com a estética modernista, como Luiz Bacellar, Thiago de Melo, Alencar e Silva, Álvaro Maia, Violeta Branca e tantos outros. Então, este evento, mais do que uma celebração, é na verdade um registro, um testemunho da importância do Amazonas e da Semana de Arte Moderna para o país e para a nossa região”, comentou 

Realizado com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SEC), além da parceria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com a programação nacional, o evento contou com ativa participação dos Imortais da Casa de Adriano Jorge. 

Para o presidente da Academia Amazonense de Letras, Aristóteles Comte de Alencar Filho, essa união das instituições para a realização do evento comemorativo é importante como ação em prol da cultura e história do Amazonas. “Essa parceria do município, estado e Academia é muito importante, porque trabalhamos em prol da cultura de Manaus e do Amazonas”, pontuou.

  No período da manhã, os acadêmicos Aristóteles Comte de Alencar Filho e Zemaria Pinto iniciaram a programação de palestras com o tema “A Semana de 22 e suas reverberações no Amazonas”.

Em seguida, o acadêmico Marcos Frederico Krüger participou da mesa temática “O Amazonas no contexto da Semana de Arte Moderna e o debate cultural” ao lado do professor Carlos Guedelha (UFAM) e da escritora Sônia Alves.

Já pela tarde, os acadêmicos palestrantes foram Márcio Souza e Aldisio Filgueiras, mediados por Leonardo Novellino, na mesa temática “Clóvis Barbosa e o significado da Revista Equador para a renovação da literatura no Amazonas”.

 Além dos Imortais da Academia Amazonense de Letras, o evento contou também com o professor Dr. Otoni Mesquita e a professora Luciane Páscoa, falando sobre o tema “O Modernismo e as Artes Plásticas no Amazonas – Temas e propostas” e apresentações musicais de Armando de Paula e Lucinha Cabral.

Para saber mais sobre as atividades da Casa de Adriano Jorge acompanhe as redes sociais e também nosso site.

Read More

Projeto é realizado em parceria com a Banca do Largo e aproxima autores imortais da população amazonense

A segunda edição do Projeto “Academia no Largo” ocorre nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, às 19h, nas proximidades da Banca do Largo, com o lançamento dos livros Histórias de Vida, de autoria da Acadêmica Mazé Mourão e Rui Machado, um artista amazonense, de autoria da Acadêmica Artemis Soares.

Realizado em parceria com a Banca do Largo, o Projeto foi impulsionado pelo desejo de retomar as atividades públicas da Academia Amazonense de Letras e estreitar a relação com a população amazonense.

Os lançamentos contam com  apresentação das obras e sessão de autógrafos, além das tradicionais palavras do Presidente, Diretor de Edições e convidados. Os livros são distribuídos  exclusivamente no dia do evento, com unidades limitadas.

Para o Presidente da Academia Amazonense de Letras, Aristóteles Comte de Alencar Filho, a atividade é uma oportunidade de aproximação entre Academia e público após a pandemia.

“Nosso objetivo principal é a aproximação da Academia Amazonense de Letras com a população manauense, executaremos o Projeto “Academia no Largo”, em parceria com a Banca do Largo, de propriedade do Sr. Joaquim Melo, para lançarmos gratuitamente os livros de Acadêmicos que já foram publicados, na gestão do Presidente Robério Braga, e encontram-se guardados em nossa Academia, devido às restrições da pandemia que impediam a aglomeração de pessoas por motivo de medidas sanitárias.”

Os livros lançados no projeto são resultados de emendas parlamentares, de autoria do Deputado Serafim Corrêa, e termos financeiros assinados com o Poder Público Estadual. Todas as atividades da Academia Amazonense de Letras contam com apoio da Prefeitura de Manaus, por intermédio da Manauscult. Para saber mais sobre a programação da Casa de Adriano Jorge e seus membros, visite o site e acompanhe nossas redes sociais. 

Read More
Pular para o conteúdo