Monthly Archives dezembro 2021

O estatuto oficial do Silogeu Amazonense define que cada mandato deve durar dois anos

Robério Braga finalizou seu mandato como Presidente da Casa de Adriano Jorge, após dois mandatos. Na manhã deste sábado, 18 de dezembro, Aristóteles Alencar foi eleito por unanimidade para o biênio 2022/2023.

O estatuto oficial do Silogeu Amazonense define que cada mandato deve durar dois anos, podendo ser estendido por mais dois em caso de reeleição. Robério Braga, eleito em dezembro de 2017, ficou no cargo por 2 biênios (de 2018 a 2021).

Em seu mandato logrou com sucesso diversas parcerias públicas, somando em recursos públicos o total de R$ 1.923.027,24 durante todo o quadriênio.

Com este recurso foram realizados diversos eventos na Casa de Adriano Jorge, como o aclamado Programa Academia de Portas Abertas, que levou centenas de pessoas a conhecerem as dependências do Silogeu.

Os termos firmados com Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus durante o quadriênio de gestão facilitaram também a realização do Jubileu de ouro do Acadêmico Elson Farias; todos os eventos comemorativos do Centenário da Casa e a Implantação do Memorial da Academia, com ampliação do acervo.

Além disso, o recurso possibilitou a manutenção da casa; edições e impressões de diversos novos títulos lançados durante o mandato e disponibilização de 40 títulos online no site da instituição.

A verba foi responsável também pela implantação do Programa Acadêmico Jovem, ainda em fase de realização, permitindo a 40 alunos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino a possibilidade de viver a experiência de ser um imortal amazonense.

Ao entregar o cargo, Robério disse estar confiante com o bom trabalho de Aristóteles, por ver no outro uma pessoa honrosa, respeitável e bem disposta a defender a história e tradições da Casa de Adriano Jorge.

“É de ordem importantíssima para esta casa que a troca de Diretoria seja realizada a cada dois anos, para que o dinamismo das idéias faça fluir um futuro de constante crescimento para nosso Silogeu centenário. Creio que nosso novo Presidente, como o homem íntegro e dedicado que é, comandará com serenidade e sucesso.” declarou

Aristóteles Comte de Alencar Filho é médico cardiologista, Doutorado pela Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP. Empossado em 2017, é o segundo ocupante da cadeira n° 39, na sucessão de Mario Pinto de Moraes.

Todos os termos firmados na gestão de Robério Braga (2018-2021), vigentes e entregues, podem ser conferidos na Página de Transparência, no site da Academia. Para saber mais sobre as novidades da Casa de Adriano Jorge, confira o site  academiaamazonensedeletras.com e confira as redes sociais.

Read More

Eleição de nova Diretoria aconteceu na manhã deste sábado na sede do Silogeu

A Casa de Adriano Jorge está sob nova direção. Na manhã deste sábado, 18 de dezembro, Aristóteles Alencar foi eleito como novo Presidente da Academia Amazonense de Letras, para o biênio 2022/2023.

Aristóteles Comte de Alencar Filho é médico cardiologista, Doutorado pela Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP. Empossado em 2017, é o segundo ocupante da cadeira n° 39, na sucessão de Mario Pinto de Moraes.

O estatuto oficial do Silogeu Amazonense define que cada mandato deve durar dois anos, podendo ser estendido por mais dois em caso de reeleição. Robério Braga, eleito em dezembro de 2017, ficou no cargo por 2 biênios (de 2018 a 2021).

Em sua declaração de transmissão de cargo, Robério Braga comentou sobre a competência de seu sucessor e desejou sucesso na administração.

“Aristóteles é uma pessoa integra, que preza pelo bem público, social e cultural. Eu tenho certeza que como Presidente ele trabalhará para aproximar ainda mais o público da Academia. Espero grandes ações dessa presidência” disse.

O Presidente eleito por unanimidade, Aristóteles Alencar, disse em discurso estar ciente dos desafios do cargo e confiante com o futuro a frente do Silogeu.

“Estou ciente de que o ônus, a responsabilidade e as dificuldades serão os maiores desafios que essa nova Diretoria enfrentará, no entanto, nossa centenária Academia Amazonense de Letras merece que nos dediquemos com esmero em prol de sua manutenção e desenvolvimento. Palavras de saudade aos amigos que aqui não mais se encontram nesse plano material, mas estão a nos observar, esperando que nosso amor por este silogeu seja igual ou maior ao que eles lhe dedicaram. A responsabilidade é muito grande.” declarou

A chapa de Aristóteles Alencar foi a única concorrente ao pleito de 2021, tendo os seguintes cargos:

Presidente:Aristóteles Comte de Alencar Filho

Vice-Presidente:Abrahim Sena Baze

Secretária-Geral:Marilene Corrêa da Silva Freitas

Secretário Adjunto:Marcos Frederico Krüger Aleixo

Tesoureiro:Euler Esteves Ribeiro          

Tesoureiro-Adjunto:Max Carphentier Luiz da Costa

Diretor de Patrimônio:Marcus Luiz Barroso Barros

Diretora de Eventos:Artemis de Araújo Soares

Diretor de Edições:Robério dos Santos Pereira Braga

Conselho Fiscal:

José dos Santos Pereira Braga

Lafayette Carneiro Vieira

Francisco Gomes da Silva

Suplentes:

Carmen Nóvoa da Silva

José Geraldo Xavier dos Anjos

Sergio Vieira Cardoso

 Na oportunidade da Assembleia, o Acadêmico Júlio Antônio Lopes presenteou a Casa de Adriano Jorge com um brasão, entregue oficialmente ao Presidente recém-eleito e seu antecessor.

Após o recesso de fim de ano a Nova Diretoria será reunida para definição do calendário de atividades culturais e outras medidas competentes.   

Para saber mais sobre as novidades da Casa de Adriano Jorge, confira o site academiaamazonensedeletras.com e confira as redes sociais.

Read More

Academia Amazonense de Letras apresenta títulos fac-similados

A Academia Amazonense de Letras recebeu nesta semana dez títulos impressos, produzidos em formato fac-similados, para consulta pública, além de doações às bibliotecas e instituições parceiras.

A iniciativa foi contemplada pelo Programa Cultura Criativa – 2020/Lei Aldir Blanc – “Prêmio Feliciano Lana” do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

As obras fazem parte da série Alcides Baía e foram escolhidas por sua valiosa contribuição ao acervo público. Para o Presidente da Casa de Adriano Jorge, Robério Braga, os livros são de extrema importância e colaboram  para ampliar o conhecimento sobre a produção acadêmica.

“São títulos que contribuem para a disseminação do conhecimento acadêmico. Obras de grande expressão e algumas pouco conhecidas. Ficamos satisfeitos por oferecer estes livros para a população.” Comentou.

Os livros ainda não têm data prevista para lançamento oficial na Sede da Academia. Confira as obras fac-similadas produzidas:

  1. A Chimera da Língua Portuguesa, de João Leda
  2. A Intelectualidade no Extremo Norte, de Anísio Jobim
  3. Ajuricaba: o Guerreiro Manau, de Hugo Bellard
  4. Bahira e Suas Experiências, de Nunes Pereira
  5. Contos e Descontos: contos amazônicos e de fatos e costumes, de João Chrysóstomo
  6. Humanização da Pena, de Paulo Nery
  7. Lira Amazônica (Antologia) Vol. I, de Anísio Mello
  8. O Espião do Rei, de Mário Ypiranga
  9. O Nascimento de uma Cidade: Manaus (1890-1900), de Luiz de Miranda Corrêa
  10.  Volutas, de Raymundo Monteiro

Além das obras impressas, a Academia Amazonense de Letras disponibilizou em seu site 40 livros em formato digital. Para saber mais sobre as atividades da Casa de Adriano Jorge, acompanhe o site e também as redes sociais.

Read More
Pular para o conteúdo