Centenária e Digital

Academia Amazonense de Letras aposta nas Mídias Sociais para manter proximidade e relacionamento com o público em tempos de Covid-19

A Academia Amazonense de Letras suspendeu suas atividades públicas devido às recomendações das autoridades de saúde sobre a importância do isolamento social como combate à Covid-19.

Desde então, as mídias sociais do Silogeu estão atuando para oferecer conteúdo de qualidade para seus seguidores passarem o período de isolamento com maior tranquilidade e aproveitamento do tempo.

Em suas ações digitais a Academia Amazonense de Letras apresenta seu acervo online, disponível para download no site, levando para seus seguidores dicas de leitura entre poemas, discursos e outros textos produzidos pelos membros da Casa de Adriano Jorge.

As Redes sociais também são uma ponte entre as produções dos imortais em outras plataformas como o programa da TV Amazon Sat Literatura em Foco, apresentado pelo Acadêmico Abrahim Baze, que passa a ter capítulos recomendados nos perfis oficiais do Silogeu, além do compartilhamento por WhatsApp.

 O contato aproximado pelo Whatsapp não é uma novidade de agora, porém os contatos da Academia no aplicativo de mensagens certamente possuem vantagem no recebimento de conteúdo.

Para o presidente da Casa centenária, Robério Braga, o momento é de distanciamento social e aproximação do coração, por isso as ações digitais se fazem tão necessárias.

“As autoridades em saúde recomendam que fiquemos o máximo possível resguardados e em momentos assim, alguns se sentem solitários, tristes, esquecidos. São em situações como essa que a Arte se torna ainda mais importante para garantir a aproximação sentimental. Esta ação nas mídias, apesar de simples, leva um pequeno acalento a quem precisa. Tenhamos distanciamento físico, porém com proximidade emocional.” Comentou

Sarau em Casa para os amantes de poesia

Ainda dentro das medidas de ações digitais, surge a iniciativa Sarau em Casa. A proposta é que a partir de envios espontâneos e gratuitos de vídeos, acadêmicos e seguidores possam compartilhar momentos de poesia, música e sensibilidade, mesmo com o distanciamento físico.

Toda a participação na ação é gratuita e ao encaminhar o vídeo o interessado declara estar ciente de que autoriza a veiculação de sua imagem nas mídias sociais da Academia Amazonense de Letras, informando os dados de suas próprias redes sociais para divulgação.

Os conteúdos enviados serão previamente analisados para garantir que nenhuma forma de desrespeito social, moral e humano seja propagado.  Não existe limite de idade para a participação, desde que seja realizada por livre e espontânea vontade (é necessário autorização dos pais ou responsáveis, no caso de crianças).

Os vídeos encaminhados por terceiros só serão postados se apresentarem clara mensagem de autorização da pessoa gravada, considerando que nem todos os interessados são íntimos da tecnologia necessária para a captação e envio do vídeo.

Os vídeos podem conter tanto conteúdo de escritores, poetas e cantores populares, assegurando o reconhecimento da obra e autor, como também conteúdo autoral, aquele escrito e apresentado pelo responsável pelo vídeo.

Os vídeos podem ser encaminhados por e-mail ou whatsapp nos contatos: ascom.aal@gmail.com e 92 99901-3742.

Caso haja preferência, os vídeos também podem ser postados diretamente nas redes sociais dos interessados e marcados com a tag #sarauemcasaAAL, marcando o perfil @academiadeletras.am, porém só serão compartilhados no perfil da AAL quando enviados por e-mail ou Whatsapp.

Um pequeno guia (a caráter de regulamento) pode ser conferido no site do Silogeu, em caso de maiores dúvidas. Continue acompanhando o site e as redes sociais para mais informações sobre as atividades promovidas pela Academia Amazonense de Letras.