Assembleia
Composta pelos acadêmicos efetivos, em total de 40 membros, reúne-se ordinária e extraordinariamente, conforme convocação do presidente da Diretoria, para exame das contas anuais, aprovação do calendário de atividades, eleição da diretoria e eleição de membro titular de cadeira acadêmica.
Reúne-se, também, festivamente, em ocasiões especialmente convocadas para sessão solene, entre as quais posse de acadêmicos e outorga de prêmios e condecorações, como a Medalha do Mérito “Pericles Moraes”.
Diretoria
Eleita pela maioria dos votos dos acadêmicos na segunda quinzena do mês de dezembro dos anos ímpares, a Diretoria é composta por presidente, vice-presidente, secretário geral, secretário adjunto, tesoureiro, tesoureiro adjunto, diretores de eventos, edições e patrimônio, e conselho fiscal composto por três membros titulares e três suplentes.
Secretaria Executiva
Diretamente vinculada à presidência a Secretaria Executiva é integrada por servidores celetistas que atuam nas funções administrativa e operacional, com expediente em horário comercial.
Apoio Cultural
Para atendimento de necessidades operacionais a Academia mantém contratos de prestação de serviços de telefonia, internet, administração de site, sonorização, jardinagem, conservação e limpeza e segurança.
A manutenção do edifício sede e as atividades acadêmicas recebem apoio financeiro do Governo do Estado mediante termos de cooperação, Município de Manaus em razão da Lei Nº 1167, de 16 de novembro de 2007 e em razão de emendas parlamentares estaduais, no ano de 2018 concedidas pelos deputados Serafim Corrêa e Alessandra Campelo.