Estrutura

 

Assembleia

Composta pelos acadêmicos efetivos, em total de 40 membros, reúne-se ordinária e extraordinariamente, conforme convocação do presidente da Diretoria, para exame das contas anuais, aprovação do calendário de atividades, eleição da diretoria e eleição de membro titular de cadeira acadêmica.


Reúne-se, também, festivamente, em ocasiões especialmente convocadas para sessão solene, entre as quais posse de acadêmicos e outorga de prêmios e condecorações, como a Medalha do Mérito “Pericles Moraes”.


Diretoria

Eleita pela maioria dos votos dos acadêmicos na segunda quinzena do mês de dezembro dos anos ímpares, a Diretoria é composta por presidente, vice-presidente, secretário geral, secretário adjunto, tesoureiro, tesoureiro adjunto, diretores de eventos, edições e patrimônio, e conselho fiscal composto por três membros titulares e três suplentes.


Secretaria Executiva

Diretamente vinculada à presidência a Secretaria Executiva é integrada por servidores celetistas que atuam nas funções administrativa e operacional, com expediente em horário comercial.


Apoio Cultural

Para atendimento de necessidades operacionais a Academia mantém contratos de prestação de serviços de telefonia, internet, administração de site, sonorização, jardinagem, conservação e limpeza e segurança.

A manutenção do edifício sede e as atividades acadêmicas recebem apoio financeiro do Governo do Estado mediante termos de cooperação, Município de Manaus em razão da lei n. e em razão de emendas parlamentares estaduais, no ano de 2018 concedidas pelos deputados Serafim Corrêa e Alessandra Campelo.