Orquestra de Câmara do Amazonas abre a temporada de atividades do projeto Academia de Portas Abertas

Programação de sucesso da Academia Amazonense de Letras apresenta shows musicais, saraus e palestras em homenagem à Manausa partir de 15 de Setembro

A programação Academia de Portas Abertas, da Academia Amazonense de Letras, já é um sucesso de público e neste segundo semestre de 2019 volta a ser realizada com uma homenagem à Manaus que completa 350 anos no dia 24 de outubro.

Com apoio do Governo do Amazonas, o projeto apresenta uma opção de lazer familiar nas tardes de domingo. Em 2018, a atividade levou mais de 800 (oitocentas) pessoas a visitarem a Casa de Adriano Jorge e conhecerem os imortais amazonenses.

Segundo o presidente no biênio 2018-2019, Robério Braga, os acadêmicos contam com o mesmo sucesso percebido na edição passada.

“Tivemos uma movimentação louvável no ano de 2018 e esperamos a mesma receptividade do público este ano. Um público ávido por conhecimento, por celebrar a cultura, por valorizar a criação amazonense e conhecer a sua história. Famílias inteiras aproveitando o domingo e aprendendo sobre a nossa literatura. Estão todos convidados a visitar a Casa de Adriano Jorge!”declarou.

Tradicionalmente, a programação conta com uma visita guiada pelo primeiro presidente da Casa, Adriano Jorge, que apresenta não só os aposentos do Silogeu como também um pouco de sua história.

Depois é a vez do Grupo Interarte comandar o Sarau Literário, que fez grande sucesso entre o público na edição passada. A cada semana um poeta diferente é homenageado e o público é convidado a participar com poesias de seus poetas preferidos ou textos autorais. 

A noite será encerrada com apresentação da Orquestra de Câmara do Amazonas, que apresentará músicas conhecidas do público com um toque clássico especial.

Além das visitas guiadas, Saraus literários e apresentações musicais, o Silogeu apresentará palestras comemorativas com Manaus como tema.

 

Uma conversa sobre Manaus

Com palestras comandadas pelos imortais sobre a história e cultura da capital amazonense, a programação abordará Manaus em bate-papos realizados em todos os seus domingos.

Durante a programação será possível também coletar autógrafos dos imortais presentes e conhecer histórias e causos sobre a convivência na Casa de Adriano Jorge.

Para o presidente, a programação especial é um agradecimento à cidade que tantas vezes serve de pano de fundo ou contexto principal para a produção literária dos imortais.

“Produzimos sobre o Amazonas, sobre Manaus, sobre as facetas e a história do nosso povo. É mais do que justo que nesta data tão especial comemoremos juntos. Vamos falar de nossa cidade, cantar juntos e trazer uma atmosfera festiva para a Casa” comentou.

A programação especial Academia de Portas Abertas inicia no dia 15 de setembro e segue com realização durante todos os domingos até 15 de dezembro. Toda a programação é gratuita, com início às 17h30 e encerramento às 20h.

A Academia Amazonense de Letras fica na Rua Ramos Ferreira, esquina com Tapajós, 1009 – Centro. Para ficar por dentro de toda a programação acompanhe o site http://academiaamazonensedeletras.com e as redes sociais.

 

Academia de Portas Abertas

O projeto “Academia de portas Abertas” faz parte das comemorações ao centenário da Academia Amazonense de Letras (1918-2018) e traz em sua programação um roteiro especial de visitação, apresentações musicais, performances, encontros com imortais, tardes de autógrafos, entre outras atividades.