NOTÍCIAS

blog-img
19-09-18

Sarau Literário faz público respirar poesia na Academia Amazonense de Letras na programação do projeto “Academia de Portas Abertas”

admin | Notícias

O projeto “Academia de Portas Abertas” reúne música, poesia, encontros com imortais, além de um roteiro de visitação especial na Academia Amazonense de Letras todos os domingos até 21 de outubro.

Foi Zezinho Corrêa quem disse “este lugar é especial, aqui respiramos poesia”, durante sua apresentação para um salão lotado no último domingo, dia 16. O público concorda! A cada domingo o Sarau Literário, que faz parte da programação do projeto “Academia de Portas Abertas”, ganha mais participantes, com poesias de seus poetas conhecidos ou textos autorais.

A estudante Ingrid Vieira (19) participou do projeto pela primeira vez e disse ficar encantada com a animação do público.

“Eu não tive coragem de ir lá (frente do público), mas acho que no próximo domingo eu vou. É uma energia incrível, tanta gente reunida para ler poesia, e tem gente que canta, que toca, é lindo!”  comentou.

Toda a semana um poeta é homenageado durante o Sarau e para o próximo domingo, 23 de setembro, o escolhido foi Moacir Andrade. Roger Barbosa, diretor da companhia Interarte, que comanda o momento, comentou sobre a escolha.

“Será uma grande oportunidade de conhecer mais esse talento de um dos artistas plásticos de maior influência no Amazonas e no mundo. Será um encontro cultural onde as artes se entrelaçam para levar diversão para todas as faixas etárias, da criança ao adulto. Teremos ainda poesias de Luiz Bacellar, Cecília Meirelles e Thiago de Melo.” disse.

O presidente da Academia, no biênio 2018-2019, Robério Braga, elogia a participação do público.

“É um público ávido! Eles se preparam para este momento, escrevem seus versos e chegam sem medo de apresentar. Todos estão de parabéns, textos dos mais simples aos mais complexos circulam neste salão e todos são aplaudidos igualmente! É um momento singular a cada domingo.” declarou.

 

Adriano Jorge comanda visita guiada

Leonardo Novelino também é ator colaborador da companhia, mas seu papel na programação começa antes do sarau. O ator interpreta o primeiro presidente da Academia Amazonense de Letras, Adriano Jorge, e lidera a visita guiada.

“tem sido uma experiência maravilhosa, eu saio refeito, revigorado. O contato com o público é fantástico. É bom ver o brilho nos olhos de quem visita a Academia, hoje de portas abertas graças à ação da atual presidência. É uma experiência enriquecedora!.” Disse.

O ator comentou também sobre o processo de criação e todas as preocupações que foram levadas em consideração para a concepção da personagem.

Preparar o Dr. Adriano foi um processo muito interessante e complexo, pois ele é um personagem público muito marcante. A caracterização foi criada pelo Roger Barbosa que é diretor da Interarte e eu só tenho a agradecer por toda essa experiência, desde o primeiro contato pensando em como seria a sua voz, seu cabelo, em seus trejeitos, seu sotaque alagoano. Tentamos absorver o máximo possível para levar à população...e eu espero que Manaus esteja se beneficiando disso tudo”  declarou.

Além da visita guiada e do sarau literário a programação conta ainda com apresentações musicais erudita e popular. No próximo domingo a música erudita será comandada por Marinete Negrão, já a música popular ficará por conta de Ketlen Nascimento.

 

Academia de Portas Abertas

O projeto “Academia de portas Abertas” faz parte das comemorações ao centenário da Academia Amazonense de Letras (1918-2018) e traz em sua programação um roteiro especial de visitação, apresentações musicais, performances, exposições, participação de sebos e bancas de revistas, encontro com imortais, tardes de autógrafos, entre outras atividades. A Academia Amazonense de Letras fica situada na Rua Ramos Ferreira, 1009-Centro. Para saber mais sobre esta e outras atividades da instituição, acesse o site academiadeletras.com e siga nossas redes sociais.